Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

JFRS determina mudança em concursos públicos realizados pela UFRGS

Publicado por Adriana Motta
há 10 anos

A 2ª Vara Federal de Porto Alegre deferiu, no dia 21/07, pedido liminar em processo ajuizado pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dois candidatos ao cargo de professor aprovados em processo seletivo. Na decisão, o juiz federal Francisco Donizete Gomes determinou que a universidade altere as normas que regem seus concursos para admissão de docentes.

Na ação, o MPF apontou irregularidades que teriam ocorrido durante a seleção para preenchimento de vagas de Professor Adjunto da Faculdade de Medicina e de Professor Titular do Instituto de Informática. Afirmou que não haveria clareza e transparência no edital e alegou que, na avaliação das provas didáticas, não teriam sido especificados os itens e subitens considerados. O autor requereu, ainda, diversas mudanças relativas à composição da banca examinadora, à forma de aplicação e aos critérios de correção dos exames.

Após analisar a documentação apresentada pelas partes, o magistrado entendeu ser fundamental a adoção de medidas que garantam o controle da legalidade e a lisura do certame. Ele também afirmou que, a fim de assegurar a observância ao princípio da impessoalidade, deveria ser assegurada a não identificação dos candidatos nas provas escritas.

Gomes concedeu parcialmente a antecipação de tutela e determinou que a UFRGS altere suas normas de forma a impedir a identificação dos concorrentes e a estabelecer critérios objetivos para a correção das provas escrita, de defesa de produção intelectual e de conhecimento. O juiz decidiu, também, pela possibilidade de interposição de recursos em todas as fases do certame, pela disponibilização de vista dos exames e pela publicação das notas de todos os participantes e do resultado final.

O prazo para adequação das normas é de noventa dias. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária no valor de R$200,00. A liminar concedida se limita à determinação de regulamentação e não atinge qualquer seleção em andamento. Cabe recurso ao TRF4.

Fonte: http://www2.jfrs.jus.br/?p=14370


Ação Civil Pública nº 5026320-05.2014.404.7100/RS

  • Publicações3
  • Seguidores49
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações103
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jfrs-determina-mudanca-em-concursos-publicos-realizados-pela-ufrgs/130645835

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)